sábado, 26 de maio de 2007

Nós, a Vida e a Morte.

Vou experimentar o mundo.

Vou ser livre e vou escrever o que me apetecer.

Se quero ser pseudo-sábio, deixa-me ser.
Se quero observar o que está à minha frente e perguntar-te quem és tu, deixa-me perguntar.

Responde e surpreende-me.
Porque falas?
O que é falar?
Lembrei-me que falar é um gesto comunicativo.

Não sei porque é que a espécie humana desenvolveu tanto a sua comunicação, se ás vezes eu penso que se a palavra "merda" e suas derivantes não existissem era impossível de descrever o ser humano.

Por outro lado, poderia dizer que o mundo é belo. Mas não o é. O mundo não é um lugar de pura vida, pelo menos totalmente, porque nós estamos cá. Eu estou cá, tu estás cá. E os que morreram estão finalmente a cumprir a sua missão: criar matéria orgânica.

Ás vezes penso (e o que é pensar?) que o homem se sobrevaloriza: Um homem é atropelado e morre. Resultado: notícia de abertura nos telejornais.

E os outros animais? Alguém se lembra dos cães, dos patos, dos porcos, dos búfalos, das alfaces e dos mosquitos? Ah, desculpem... Lembram-se das baleias quando chegam à costa sem saber como as tirar de lá e dos leões quando fogem do Jardim Zoológico.

Eu sei que faz parte da vida na Terra matar os outros animais para sustento da nossa própria vida. Aí tiro a razão aos vegetarianos. Mas, sem conseguir explicar, dou-lhes a razão, vejo que eles são um exemplo da generosidade humana e que, sendo como eles, já vale a pena termos desenvolvido a comunicação, a afamada comunicação humana. Assim vejo o porquê de pensarmos e de falarmos.

Mas continuo sem perceber a estupidez dos humanos. Será qualidade fisiológica?

Vou lanchar. Só que agora lembrei-me: é impossível haver vida sem destruir outras: se Como um bife, mato uma vaca, se como pão, mato o trigo.

E agora? O que dizem os vegetarianos? Ao não comerem certos seres vivos, não estão a gerar desrespeito ao comerem os outros?

2 comentários:

Pedro Gonçalves disse...

Será que vale a pena pensar nisso?!
Não sei, mas sei que perciso de comer, tudo morre, mais tarde ou mais cedo, quantos animais por mais minusculos que sejam as pessoas já não mataram, é impossivel não matar, assim como é impossivel não morrer.
Eu gosto de comer, seja galinha ou alface, ou os dois juntos num pao, ou no prato.
Ninguem vive à custa do ar, existe uma coisa a que as pessoas chamam "ciclo da vida", é assim, não podemos fazer nada, ou quase nada.
Querendo ou não querendo, vivemos todos neste mundo, temos que quidar dele, e manter o ciclo da vida.
Como dizia o meu avô:
-E é assim a vida.

Unknown disse...

Eu não concordo com a filosofia vegan, pois eles não demonstram mais do que uma clara ignorância relativamente à definição de ser vivo. E as plantas?

Se querem ser "humanos", por que matam as plantas?...então comam também os animais...a diferença está onde? Nos olhos? Na boca? No sangue? Não no que realmente são mas no que parecem?

Abraço V...